O que é?

A Manometria de Alta Resolução (MAR), melhor definida como topografia pressórica de alta resolução é uma tecnologia que modificou vários paradigmas da motilidade digestiva. Com o surgimento dessa tecnologia, tornou-se necessária a criação de uma classificação para os distúrbios motores do esôfago, essa classificação permitiu melhor avaliação da função esofagiana, bem como contribuiu para a criação de parâmetros que possuam valor prognóstico.

A MAR tem se mostrado superior na avaliação dos distúrbios motores do esôfago, em relação a manometria convencional. Estudo recente comparando a concordância dos resultados obtidos pela MAR e pela manometria convencional entre avaliadores experientes e pouco experientes revelou que, nos dois grupos de examinadores, a concordância e acurácia para os diagnósticos motores do esôfago foram significativamente maiores para análise pela MAR em relação à manometria convencional. A MAR é o procedimento preferido para avaliação da motilidade esofagiana. Adicionando-se a isso, a MAR permite a localização mais fácil dos pontos anatômicos como o esfíncter esofagiano inferior (EEI) e superior (EES), além de   permitir a visualização simultânea de todos os seguimentos envolvidos na deglutição. Outro aspecto positivo da MAR é o tempo reduzido do exame e ausência da necessidade de tração da sonda a cada centímetro, proporcionando maior conforto ao paciente

 

A MAR é o método diagnóstico mais acurado para estudo da motilidade do esôfago. Essa tecnologia representa real avanço na avaliação clínica dos pacientes com distúrbios motores do esôfago, definidos três subtipos de acalasia que são clinicamente distintos em termos de responsividade à intervenção terapêutica. Trata-se de um exame de fácil realização e que proporciona maior conforto para o paciente, uma vez que todas as etapas são estudadas simultaneamente, sem a necessidade de mobilização do cateter. Isso torna a MAR um exame de rápida duração e, portanto, de melhor tolerabilidade.

 

Manometria

de alta resolução

Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Balneário Camboriú - SC

Ambulatório de Especialidades do Hospital do Coração


Rua Arthur Max Dôose, nº156
Bairro Pioneiros - 88331-085
 

 

47-3261-6880

Itajaí - SC

Centro de Diagnóstico da Mulher - CDM 


Rua Zózimo José Peixoto, n˚166 2˚ andar - Centro - 88303-011 

 

47 - 3158-3100 | 47 - 99643-2959

@2015 Todos Direitos reservados