Endoscopia Pediátrica

Se você é adulto e o médico já te solicitou um exame de endoscopia, você já deve saber que o procedimento não é nada complicado.

Entretanto, quando o assunto é endoscopia em criança, as indicações para a realização e os diagnósticos são distintos, pois a doença de adulto é diferente da que acomete a criança. O exame de endoscopia digestiva alta é capaz de visualizar o esôfago, estômago e duodeno e o de endoscopia digestiva baixa ou a colonoscopia visualiza o intestino grosso. São indicados quando os exames laboratoriais ou de imagem não esclarecerem o problema da criança. Por outro lado, há situações em que ela é indicada com maior antecedência como nos casos de hemorragia digestiva. 

Os diagnósticos predominantes nas crianças são as doenças funcionais, cujos sintomas mais frequentes são a dor abdominal e diarreia. Além dos diagnósticos serem diferentes, a realização do exame também apresenta algumas modificações, sendo a sedação a principal delas. A sedação do paciente adulto é geralmente superficial, na criança, por sua vez, realiza-se anestesia mais profunda, sempre com o auxílio de um médico anestesiologista. Nas crianças maiores é feito uma sedação venosa e nas crianças menores anestesia geral inalatória. 

A endoscopia pediátrica também é o principal exame para realizar o diagnóstico e tratamento de crianças com ingestão de pequenos objetos como moedas, pilhas, bateria de brinquedos, peças pequenas de plástico ou metal, que ficam paradas no esôfago ou estômago da criança.

Mais sobre procedimento em crianças: 

  • Não existem limitações de idade ou tamanho para a realização de endoscopias em crianças. O procedimento pode ser realizado até mesmo em recém-nascidos e prematuros; 

  • Se o exame se destina apenas à investigação, trata-se de um procedimento muito rápido. Se o objetivo é a realização de algum tratamento, o tempo pode ser maior. O procedimento leva em média 15 minutos;

  • Dispondo de todos os equipamentos para anestesia e profissionais qualificados, o procedimento é altamente seguro. 

 

Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Balneário Camboriú - SC

Ambulatório de Especialidades do Hospital do Coração


Rua Arthur Max Dôose, nº156
Bairro Pioneiros - 88331-085
 

 

47-3261-6880

Itajaí - SC

Centro de Diagnóstico da Mulher - CDM 


Rua Zózimo José Peixoto, n˚166 2˚ andar - Centro - 88303-011 

 

47 - 3158-3100 | 47 - 99643-2959

@2015 Todos Direitos reservados