Manometria Esofágica

O que é manometria esofágica?

Manometria esofágica é um teste que mede o quão bem o seu esôfago funciona. Seu esôfago é o tubo longo muscular que liga a garganta ao estômago. A manometria esofágica mede as contrações musculares rítmicas (peristaltismo) que ocorrem em seu esôfago ao engolir. A manometria esofágica também mede a coordenação e força exercida pelos músculos de seu esôfago.

​A manometria esofágica é um procedimento para determinar as pressões que a musculatura do esôfago exercem em condições de repouso e durante a deglutição.

Como é realizado o exame?

A manometria esofágica é um procedimento ambulatorial realizado sem sedação. A maioria das pessoas tolera bem.

Durante a manometria esofágica

  • Enquanto você está sentado, um membro de nossa equipe irá lhe orientar durante todo o processo. Inicialmente será introduzido gel anestésico em uma de suas narinas, para facilitar a introdução de uma sonda e minimizar o desconforto. Um cateter é guiado através de seu nariz e esôfago. Este procedimento não interfere com a sua respiração.

  • Depois que o cateter está no lugar, você sera convidado a deitar de costas sobre uma mesa de exame

  • Deverá então engolir pequenos goles de água. Ao fazer isso, um computador conectado ao cateter registra a pressão, força e padrão de suas contrações musculares esofágicas.

  • Durante o teste, você será solicitado a respirar lenta e suavemente.

O teste geralmente dura cerca de 20 a 30 minutos.

Depois de manometria esofágica

Quando sua manometria esofágica é completa, você pode retornar às suas atividades normais.

Como a manometria esofágica pode ajudar no diagnóstico de doenças?

O esófago é um tubo muscular que liga a garganta com o estômago. Quando o alimento é impelido por uma onda de deglutição da boca para o esôfago, uma onda de contração muscular começa na parte superior do esôfago e percorre todo o comprimento do mesmo (referido como o corpo do esôfago), assim impulsionando o alimentos do esôfago para o estômago. Nas extremidades superior e inferior do esôfago existem dois locais de músculo especializado chamados esfíncter superior e inferior esofágicos. Em repouso (isto é, quando não houve nenhuma deglutição) os esfíncteres geram pressão que impede a passagem de qualquer coisa através deles. Como resultado, o material dentro do esôfago não pode voltar-se para a garganta, e ácido do estômago e seu conteúdo não pode retornar para o esôfago. Quando ocorre uma deglutição, ambos os esfíncteres relaxam durante alguns segundos, para permitir que o alimento passe através do esófago para o estômago.

 

O uso mais comum para a manometria esofágica é avaliar o esfíncter inferior do esôfago e a musculatura do corpo do esôfago em pacientes que têm doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Manometria muitas vezes pode identificar a fraqueza no esfíncter esofágico inferior que permite que o ácido do estômago e conteúdo possam retornar para o esôfago. Também podem identificar anormalidades no funcionamento da musculatura do corpo esofágico.

 

​A manometria pode ajudar a diagnosticar várias doenças do esôfago, Por exemplo, a acalásia é uma condição em que o músculo do esfíncter esofágico inferior não relaxa completamente com cada deglutição. Como resultado, a comida fica retida dentro do esófago. Função anormal do músculo do corpo do esôfago, também pode resultar em dificuldades na deglutição de alimentos e até de saliva. Por exemplo, pode haver falha no desenvolvimento da onda de contração muscular (como pode ocorrer em doentes com esclerodermia) ou todo o músculo esofágico pode contrair ao mesmo tempo (como num espasmo esofágico). A manometria, revela a ausência de onda no primeiro caso, e a contração do músculo em todo o esófago, ao mesmo tempo, ou espasmos, no segundo caso. O funcionamento anormal do músculo do esôfago também pode causar episódios de dor intensa no peito que podem imitar a dor do coração (angina). Essa dor pode ocorrer se o músculo entra em espasmo esofágico. Em ambos os casos, a esofagomanometria pode identificar a anomalia muscular.

 

Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Balneário Camboriú - SC

Ambulatório de Especialidades do Hospital do Coração


Rua Arthur Max Dôose, nº156,
 5º andar,
 Bairro Pioneiros - 88331-085

 

47-3261-6880

Itajaí - SC

Centro de Diagnóstico da Mulher - CDM 


Rua Zózimo José Peixoto, n˚166 2º andar - Centro - 88303-011 

 

47 - 3158-3100 | 47 - 99643-2959

@2015 Todos Direitos reservados