Colonoscopia Diagnóstica e terapêutica

A Colonoscopia é um exame cujo objetivo é examinar o cólon (intestino grosso) e a parte final do intestino delgado, através de um aparelho flexível chamado colonoscópio, o qual permite a visualização interna do órgão.

​Na extremidade do colonoscópio há uma microcâmera e uma fonte de luz que transmite as imagens para um monitor externo, permitindo que o médico observe e grave o que ocorre por dentro. O colonoscópio também possui canais que permite que o médico introduza uma espécie de pinça, que pode ser usada para retirar, por completo ou parcialmente, lesões suspeitas, como pólipos.

​A colonoscopia é feita através da introdução do colonoscópio pelo ânus e progressão do mesmo até o início do cólon e final do intestino delgado. Para que o exame seja realizado adequadamente, há necessidade da eliminação, por completo, de todo o conteúdo e resíduos de dentro do intestino.

Na extremidade do colonoscópio há uma microcâmera e uma fonte de luz que transmite as imagens para um monitor externo, permitindo que o médico observe e grave o que ocorre por dentro. O colonoscópio também possui canais que permite que o médico introduza uma espécie de pinça, que pode ser usada para retirar, por completo ou parcialmente, lesões suspeitas, como pólipos.

​ ​O tempo de duração média do exame é de 15 a 20 minutos, podendo ser realizado em ambiente ambulatorial ou hospitalar (dependendo de cada caso).

​A colonoscopia é indicado para pessoas que apresentam mudanças no funcionamento intestinal, sangramento nas evacuações ou sentir a sensação de evacuações incompletas.

​A colonoscopia também é utilizada para:

  • Remover pólipos.

  • Prosseguir na investigação de sintomas abdominais.

  • Acompanhar paciente com problemas como colite ulcerativa (doença de Crohn);

  • Acompanhar pacientes que já removeram pólipos ou câncer.

  • Exame preventivo (screening) do câncer colorretal em pacientes com 50 anos ou a partir de 40 em grupo de pacientes com antecedentes familiares de neoplasia de cólon.

Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Balneário Camboriú - SC

Ambulatório de Especialidades do Hospital do Coração


Rua Arthur Max Dôose, nº156
Bairro Pioneiros - 88331-085
 

 

47-3261-6880

Itajaí - SC

Centro de Diagnóstico da Mulher - CDM 


Rua Zózimo José Peixoto, n˚166 2˚ andar - Centro - 88303-011 

 

47 - 3158-3100 | 47 - 99643-2959

@2015 Todos Direitos reservados