Tratamento Endoscópio do Refluxo por Radiofrequência - Stretta
O que é Doença do Refluxo (DRGE)?
A DRGE é uma patologia altamente prevalente, que acomete aproximadamente 12% dos brasileiros (cerca de 20 milhões de pessoas).
O esôfago é o órgão que liga a boca ao estômago, transportando a comida de um ao outro. Nessa doença, ocorre uma perda de tônus (hipotonia) da musculatura do final do esôfago, na região próxima ao estômago, chamada esfíncter esofagiano inferior (EEI). Quando isso ocorre, a válvula existente na junção do esôfago com o estômago não fecha adequadamente após a passagem do alimento. Seria como se ficasse um “portão aberto”.
Com o portão aberto, a comida e o suco gástrico – que é extremamente ácido – acabam por refluir, retornar para o esôfago. Por isso que muitas pessoas que tem a DRGE relatam o retorno do alimento até a boca em casos mais graves.
Como funciona o método Stretta?
Uma sonda é introduzida pelo esôfago, sempre com visão endoscópica direta no monitor de TV. Essa sonda é então posicionada no EEI, no final do esôfago, bem próximo do estômago. Utiliza a energia da radiofrequência para tonificar a musculatura do EEI (o “portão”, anteriormente citado). Com o músculo do EEI mais forte, ele fecha o “portão” do esôfago, impedindo assim a ocorrência do refluxo.
Tratamento eficaz e a longo prazo para a Doença do Refluxo
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.